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Criar Valor para os clientes através do Planeamento e da Organização

Planeamento e organização são fundamentais para qualquer empresa. No entanto, continua a ser incrível a quantidade de PME que atua no mercado há décadas sem cuidar destas duas simples realidades.

Saber qual o objetivo da empresa e quais os objetivos diários ou semanais para cada trabalhador deveria ser uma das tarefas primordiais da gestão. No entanto, gere-se a carteira de encomendas, com base na pressa do cliente, sem preocupações com a capacidade de resposta da organização.

A frase “O Mundo Mudou” já começa a estar demasiado gasta e sem significado, de tantas vezes que é dita. Todos os clientes querem as suas encomendas para ontem, discutem o preço ao cêntimo e, aos poucos, estamos todos a matar-nos uns aos outros. Sem se aperceberem, os que atuam desta forma, estão a condenar os seus parceiros – fornecedores e/ou clientes – a um futuro negro. Ou a nenhum futuro.

Quando uma organização planeia o seu caminho – como quando se consulta um mapa ou se utiliza o GPS – sabemos para onde vamos e temos uma previsão de quando chegaremos ao nosso destino. Poderá existir, no trajeto, um acidente, um imprevisto, que fará com que não se chegue à hora inicial, tal como ocorrem nas organizações situações que provocam atrasos na gestão das encomendas.

Finalmente, a empresa deve pautar-se sempre pelo máximo de organização possível: saber quem faz o quê e quando, bem como saber sempre onde está a encomenda do cliente e quais os imprevistos ocorridos. Se, nesse preciso momento, o cliente for informado do potencial atraso, não ficará desiludido quando a empresa falhar o prazo ou até ficará agradavelmente surpreendido quando se consegue entregar no prazo anteriormente acordado.

A Organização e o Planeamento devem, assim, ser encarados como parte do processo de gerar valor para a empresa, mas sobretudo para o cliente. Quando uma empresa sabe o que está a fazer e quem o está a fazer, mais facilmente consegue comunicar com o seu cliente, proporcionando-lhe a informação fundamental para a gestão do seu negócio. E não há maior valor que uma organização pode oferecer aos seus clientes do que respeitar e cuidar dos negócios deles.

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