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Sabe qual é o negócio da sua empresa?

Uma das primeiras perguntas que um empreendedor ou empresário deve fazer é “Qual é o meu Negócio?”, ou seja, saber o que faz, para quem e como. Muitas empresas industriais continuam a pensar que é o resultado que sai da sua fábrica o seu negócio. E quantas mais peças idênticas venderem, mais dinheiro poderão ganhar.

Acontece que o negócio é sempre determinado pelo cliente/consumidor e, sobretudo, pela procura da satisfação das suas necessidades. Uma empresa pode ser excelente a fazer um determinado produto, graças aos melhores recursos humanos do mercado, à tecnologia mais avançada e ao conhecimento avançado sobre o mesmo. No entanto, os potenciais clientes não lhe reconhecem a necessidade e o produto não se vende. O negócio é muito mais complexo do que um simples produto.

O fundamental é identificar a necessidade do consumidor e procurar satisfazê-la eficazmente, acrescentando valor para o entregar ao cliente. Esse valor pode resultar de inovações do produto ou da organização, de estratégias de marketing e de comunicação.

O valor só é transformado em moeda quando o consumidor o reconhece e está, por isso, disponível para pagar um preço correspondente. Na maioria das vezes, o valor é representado pela marca, à qual estão associadas inúmeras variáveis tangíveis e intangíveis do produto, da empresa e do mercado.

Assim, questionar qual a essência do negócio e compreender a sua natureza permite definir os objetivos e determinar a melhor estratégia de marketing a implementar pela empresa.

 

 

 

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