);

Marketing = Marketing Digital?

 

Confunde-se, muitas vezes, a nuvem com Juno. Marketing é uma filosofia que integra a cultura da empresa, transversal a todos os setores e departamentos. Marketing implica pensar, constantemente, na melhor forma de resolver os problemas dos consumidores. A visão da empresa, segundo os princípios do Marketing, passa a centrar-se no consumidor em vez do produto ou serviço. Toda a política da organização tem como principal objetivo satisfazer as necessidades dos consumidores.

Por isso, o digital deve ser encarado como um meio e não com uma estratégia de marketing. As regras aplicadas ao marketing digital assentam no marketing tradicional, ainda que algumas possam ser adaptadas face às características próprias deste canal.

Sabe-se que a comunicação no universo digital parte da correta definição dos objetivos, dos públicos-alvo e da medição constante do impacto gerado. A grande distinção reside no estilo, na frequência e no tipo de comunicação empregues. Esta requer grande cuidado e atenção para que provoque uma reação emocional no consumidor.

É por estas e outras razões que as empresas precisam de assegurar a sua presença no digital para estarem mais perto dos seus consumidores, uma vez que a maioria destes utiliza diariamente a Internet, sobretudo através de dispositivos móveis. A proximidade implica a necessidade de respostas rápidas aos consumidores online, onde a interação é a principal motivação. Ter um site, uma página nas redes sociais e não prestar atenção às perguntas, às reações e às partilhas dos internautas é meio caminho andado para o esquecimento e a irrelevância.

Em consequência, atribuir estas tarefas primordiais a estagiários pouco preparados revela o grau de importância atribuído pelas empresas a este universo que, quer queiramos ou não, é uma realidade em crescendo. O mundo online aumenta todos os dias. O consumo de internet cresce a olhos vistos. As compras online já representam quase 50% do total das compras de produtos de consumo.

Desta forma, durante quanto tempo mais as empresas sem presença digital poderão dar-se ao luxo de continuarem a ignorar uma importante ferramenta de comunicação?

 

 

Photo by rawpixel on Unsplash

Deixe uma resposta