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Como construir uma estratégia de comunicação vencedora?

 

Um produto para ser comprado – devendo a organização evitar a tentação de o procurar vender – passa, habitualmente, por várias fases. Este processo é construído do fim para o início. Deixo-vos um pequeno exercício que pode ajudar na definição da melhor estratégia de comunicação de marketing.

 

Assim, tendo sempre em mente o consumidor do produto, colocam-se as seguintes questões:

1 – Quais as razões para a escolha do produto?

As escolhas do consumidor são, por norma, irracionais e emotivas. Ao optar por um produto em detrimento de outro, fez-se uma escolha com base em critérios subconscientes. Quais?

2 – O que é necessário para despertar o desejo no consumidor em relação ao produto?

Ao descobrirem-se os critérios afetivos, podemos trabalhar as variáveis que induzam o desejo de posse?

3 – De que forma é possível estabelecer empatia entre o consumidor e o produto?

Quando um produto desperta o desejo, este resulta de uma grande empatia com a marca. E a empatia deriva do facto do produto ser valorizado pelo consumidor por ter superado as suas expectativas.

4 – Quais as expectativas do consumidor e de que forma podemos superá-las?

Se o produto corresponde ao que é esperado pelo consumidor e consegue ir ainda mais longe, é necessário saber quais os benefícios desejados e como poderemos proporcionar uma oferta ainda melhor.

 

5 – Quais os benefícios que o consumidor reconhece ao produto?

Mais do que as características inerentes ao produto, o consumidor valoriza e é estimulado pelos seus benefícios. Quais são aqueles aos quais o consumidor atribui maior importância?

6 – Como devemos comunicar os benefícios do produto?

Conhecendo os atributos do produto mais relevantes para o consumidor, a organização deve procurar comunicá-los da melhor forma junto do potencial consumidor.

No final, obtemos uma estratégia para chegarmos até ao nosso consumidor. Se esta for bem construída, assente em conteúdos adequados e facilitando o estabelecimento de um relacionamento sólido e duradouro, teremos conquistado um cliente.

 

 

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