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3 grandes diferenças entre Marketing Tradicional e Marketing Digital

 

O Marketing Digital deve ser encarado como uma extensão da estratégia de Marketing tradicional, devidamente adaptado às características da Internet. Marketing é a arte de criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de uma determinada faixa de mercado, com lucro, como defende Kotler (2012). Para se delinear uma estratégia adequada é preciso estudar muito bem o mercado de atuação, o potencial da organização e os atributos e benefícios do produto ou serviço. Tal como no “mundo real”, no Digital os produtos e serviços são promovidos, comprados, distribuídos e atendidos. Ao transpor a estratégia de marketing para o mundo digital, encontramos quatro grandes diferenças que importa conhecer e dominar.

 

Segmentação

Sendo determinante para qualquer estratégia de Marketing, a segmentação representa a capacidade da organização em conhecer bem o seu público-alvo. Nesse sentido, agrupam-se os consumidores e potenciais consumidores através de características homogéneas. Estas devem ir muito para além das variáveis demográficas tradicionais e concentrar-se mais nos elementos psicológicos.

No Marketing Digital a informação disponível é imensa e, com poucos cliques ou com o recurso a ferramentas específicas, conseguem-se saber os gostos, os hábitos e as tendências de consumo do público-alvo. Ou seja, a grande diferença para o Marketing tradicional reside na capacidade do Digital permitir uma segmentação muito mais precisa e a um custo muito inferior.

 

Mensurabilidade

A capacidade em medir o impacto das campanhas e da estratégia de Marketing é fundamental para o sucesso do negócio. O Marketing Digital beneficia por atuar num ambiente que é, pela sua natureza, quase completamente mensurável. E as métricas, vulgo KPI – Key Performance Indicators (Indicadores-chave de Desempenho) – permitem à organização analisar o impacto das ações e o alcance dos alvos de Marketing. Com base nessa informação, é possível modificar a campanha e/ou a estratégia para introduzir correções, quase ao minuto.

 

Relação de Valor

As marcas acrescentam valor aos produtos e serviços, o qual é entregue ao consumidor. Na Internet a situação é idêntica, ainda que a grande diferença resulte da natureza desmaterializada do mundo digital. Aqui a marca acrescenta valor na forma de Tempo – convém não esquecer que, na Internet, é necessário disputar a atenção do consumidor com milhões de outras ofertas – procurando satisfazer as necessidades do cliente rapidamente ou evitando uma deslocação a uma loja física. O consumidor também obtém, através do Digital, uma atenção muito especial – One to One – pelo que a interação deve, igualmente, ocorrer de forma célere e personalizada. Finalmente, o consumidor beneficia de apoio técnico ou comercial mais completo, o qual pode ser disponibilizado na forma de suporte online, vídeos explicativos, fóruns de consumidores, testes comparativos, recensões críticas e outros. O valor apreendido pelo consumidor é servido, habitualmente, na forma de entretenimento, educação ou utilidade, dependendo da necessidade e das características do consumidor.

Estas pequenas e quase subtis diferenças entre Marketing Tradicional e Marketing Digital permitem às organizações obter mais informação do consumidor e, em simultâneo, oferecer mais valor na oferta disponibilizada online.

 

 

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