• info (a) luisbrancobarros.pt

Marketing e Internacionalização entre as atividades a contratar em 2019

 

As profissões de Diretor de Marketing e Diretor de Exportação estão entre as 20 que irão ser mais procuradas em 2019, segundo os líderes de duas das empresas multinacionais presentes em Portugal, como divulga um artigo do jornal Expresso, na sua versão diária (acesso condicionado). Paula Baptista e Álvaro Fernandéz, respetivamente da Hays e da Michael Page, antecipam grande agitação no mercado de trabalho durante o próximo ano. Muitos portugueses poderão, inclusive, regressar do estrangeiro aumentando a concorrência face aos ativos que ficaram, bem como irão exercer maior pressão sobre os salários.

Várias funções relacionadas com o Marketing, a gestão de contas e a estratégia de exportação incluem-se nas que as empresas vão contratar durante 2019, sobretudo em áreas de negócio relacionadas com a transformação digital.

 

Empresas necessitam de Capital Humano

Esta tendência está em linha com as dificuldades que têm vindo a ser registadas em muitas micro e pequenas empresas. Contudo, a diferença para as organizações de maior dimensão prende-se com a falta de capacidade financeira daquelas para contratar profissionais qualificados.

As empresas necessitam, cada vez mais, de trabalhadores com qualificações específicas e dinâmicas para conseguir face aos novos desafios que surgem todos os dias. O programa Norte 2020 até abriu um concurso para a contratação de mestres, doutorados e pós-doutorados, com valor mínimo de salário de 1 500,00 € e máximo de 3 209,67 €, financiados a 50% durante 36 meses. No entanto, o modelo de negócio seguido pela maioria das micro e pequenas empresas, assente nos preços baixos, não permite a criação de valor necessária ao investimento e ao crescimento sustentado.

 

Invista em Capital Humano: o seu negócio agradece

Nestas situações, a solução encontrada pela maioria destas empresas tem passado pela contratação de serviços externos, sobretudo na área do marketing digital e da consultoria de gestão. Estas lacunas são, desta forma, suprimidas a um mais baixo custo ainda que com algum prejuízo da dinâmica empresarial própria de quem está na empresa todos os dias.

Se a sua empresa está a crescer e os mercados externos são uma preocupação ou irão começar a ser, esteja atento ao talento dentro e fora da sua organização. Investir em Capital Humano é dos melhores investimentos que poderá efetuar.

 

Photo by LYCS LYCS on Unsplash

Share this content:

10%

de desconto na contratação do primeiro serviço (Plano de Marketing ou Formação) 1f381 Marketing e Internacionalização entre as atividades a contratar em 2019

Registe-se para receber um desconto exclusivo, e mantenha-se actualizado sobre as últimas publicações e novidades!

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Luís Branco Barros

Docente no Ensino Superior, consultor de empresas e formador, é especialista em Marketing e Comunicação. Gosta de provocar a mudança para que pessoas e empresas possam dar o melhor de si próprias. Adora ler, jazz e blues, cinema, séries de TV, caminhadas ao ar livre e viajar.

Deixe a sua mensagem