);

Sobre

Luís Branco Barros

Atualmente sou docente no Ensino Superior, consultor de empresas, Community Manager (gestor de redes sociais) e formador, sobretudo em Marketing, Comunicação, Gestão e Internacionalização.

Fui jornalista durante quase duas décadas. Trabalhei em rádio e na imprensa regional e nacional, tendo publicado artigos em títulos como as revistas “Grande Reportagem” e “Néctar” ou o jornal “Público”, onde terminei esta carreira. Contribuí para a fundação de vários títulos da imprensa regional, entre jornais de notícias locais e publicações empresariais, de caráter mais económico.

Desempenhei funções de assessor de imprensa e de comunicação em empresas, associações empresariais e autarquias.

Formado em Gestão de Turismo pelo ISCET, com uma pós-graduação em Marketing e Comunicação pela Universidade Fernando Pessoa, concluí ainda um mestrado em Gestão e Internacionalização de Empresas na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto, com uma tese sobre Inovação e Internacionalização. Iniciei, em setembro de 2018, um Doutoramento em Análise Económica e Estratégia Empresarial na Universidade de Vigo.

Missão

Considero-me um ‘estimulador da mudança’. Mais do que ensinar, gosto de provocar e de contribuir para que as pessoas e as organizações possam dar o melhor de si próprias.

Quando em contexto de aula, de sessão de formação ou em consultoria, procuro introduzir no outro o espírito da constante busca da Excelência enquanto objetivo último.

O meu trabalho destina-se a estudantes, profissionais e líderes que ambicionem dar o primeiro passo em direção à inovação. E para que a transformação possa acontecer, não basta aprender, importa ser.

Visão

Para se poder correr mil quilómetros é sempre necessário dar um primeiro passo.

Acredito num mundo, onde um dia todos viveremos, no qual a excelência e o mérito sejam a moeda corrente e em que alguém que trabalha constantemente para acrescentar Valor à sua organização, à sua profissão não seja uma exceção, antes a regra.

Encontrando-me a percorrer esse longo caminho, não pretendo fazê-lo sozinho. Quero levar o maior número de pessoas comigo. Juntos, podemos deixar um mundo melhor para os nossos netos.

Será que posso contar consigo? Basta dar o primeiro passo.

Publicações

Para além de trabalhos escritos sob nome de terceiros (ghostwritting), nos últimos anos tenho publicado artigos científicos, comunicações em conferências ou capítulos em livros sobre temas relacionados com a minha área académica ou profissional.

2017Barros, Luís Branco (2017). Coord. Abreu, J., “Marketing Territorial Autárquico: o ecossistema sustentável de criatividade em São João da Madeira“, artigo incluído no livro Sucess Full – Casos de Sucesso nos Municípios Portugueses, – págs. 325-365, Idioteq;
2016Participação no Prémio Inovação da Coteq e publicação da tese de mestrado no Barómetro Coteq: disponível em http://barometro.cotecportugal.pt/pt/estudos/teses/inovacao/o-impacto-da-inovacao-na-internacionalizacao-das-empresas-exportadoras-do-tamega-e-sousa.html;
2016Barros, Luís Branco; Barros, Maria Teresa; Braga, Alexandra (2016). “The influence of innovation in the internationalization of small and medium enterprises in the region of Tâmega and Sousa“, proceedings of the international conference on Theory and Applications in the Knowledge Economy, TAKE 2016, 6-8 July, 2016, Aveiro, Portugal, pp. 596-616 [ISBN 978‐989‐20‐6806‐0];
2015Barros, Luís Branco; Barros, Maria Teresa; Braga, Alexandra (2015), “The Influence of Innovation on the Internationalization of Portuguese SMEs“, artigo incluído nos proceedings da Joint International Conference, ISBN 978-961-6914-13, realizada em Itália, em maio de 2015;
2015Barros, Luís Branco (2015). “O Impacto da Inovação na Internacionalização das Empresas Exportadoras do Tâmega e Sousa“, dissertação de Mestrado em Inovação e Internacionalização de Empresas, ESTG-IPP, Felgueiras;
2014Barros, Luís Branco; Barros, Maria Teresa; Braga, Alexandra (2014), “Innovation and Internationalization: a literature review“, artigo incluído nos proceedings da ICIEMC 2014 (International Conference on Innovation and Entrepreneurship in Marketing and Consumer Behaviour) e-ISBN: 978-989-98442-7-8, realizada pelo IPAM em 2/3 de maio de 2014 em Aveiro, Portugal;
2014Barros, Luís Branco; Barros, Maria Teresa; Braga, Alexandra (2014), “O Impacto da Inovação na Internacionalização das Empresas Exportadoras do Tâmega e Sousa“, artigo distinguido com o Prémio de Melhor Paper nos 4th ESTGF Masters.
PEÇA UM ORÇAMENTO!