Criar valor através da partilha e transferência de conhecimento

Aumentar a competitividade do tecido empresarial português é o principal objetivo do projeto Desafio 2030 – Transferência de Conhecimento e Tecnologia, promovido pela Fundação AEP.

O Desafio 2030, cuja apresentação decorreu no Porto no passado dia 4 de dezembro (https://www.facebook.com/110936700768691/videos/3419274371515403), é apoiado pelo Programa Operacional Temático Competitividade e Internacionalização e visa estimular o diálogo e a colaboração entre Instituições do Ensino Superior e as PME, no sentido de produzir externalidades positivas ao nível do conhecimento, da inovação e da capacidade de adaptação aos desafios colocados pela Indústria 4.0.

São objetivos centrais deste projeto contrariar a persistência dos baixos níveis de produtividade nas PME, através da transferência de conhecimento e o aumento da capacidade de inovação. Será possível, deste modo, aumentar a qualificação e as competências dos recursos humanos das empresas nacionais. Estes objetivos serão alcançados pela promoção da partilha de conhecimento científico e tecnológico entre as Instituições do Ensino Superior e as empresas, assim como pela difusão de boas práticas e de casos de sucesso na partilha de conhecimento científico e tecnológico na sociedade portuguesa.

O Desafio 2030 vai ser desenvolvido ao longo dos próximos dois anos, terminando a 31 de agosto de 2022, abrangendo as regiões Norte, Centro e Alentejo.

A Fundação AEP conta, ainda, com o apoio de um parceiro estratégico, o Banco Empresas Montepio, o qual permitirá alargar o âmbito da iniciativa, promover sinergias e a complementaridade com as áreas e eixos tradicionais da Fundação AEP.

Deixe uma resposta