Aumentar as vendas através do marketing digital

 

O que é isso do marketing digital? De que forma posso aumentar as minhas vendas, identificar novos clientes, desenvolver a notoriedade da marca, do produto ou do serviço, através de um website ou da comunicação através das redes sociais?

Os mais conhecidos youtubers nacionais ganham milhares de euros por mês a produzir vídeos que interessam aos seus seguidores, gerando visualizações que permitem ao Google vender publicidade.

Imagine fazer o mesmo, mas ao serviço da sua empresa, dos seus produtos e dos seus serviços.

Esta estratégia de marketing digital – conhecida como marketing de conteúdo – ajuda as marcas a desenvolver elementos comunicacionais úteis, relevantes e com valor para os consumidores. Ao centrar o foco no consumidor, as marcas atentam nas suas necessidades e na resolução dos problemas do cliente. Os elementos criativos de comunicação podem ser vídeos – um dos formatos mais populares e com impacto junto dos internautas, imagens, gráficos e textos. Cada criativo deve ser cuidadosamente desenvolvido, atendendo aos objetivos da marca, do produto e do serviço, em sintonia com as expectativas do consumidor.

O marketing digital é caro?

Pode ser, mas não é essencial que o seja. Existem imensas ferramentas gratuitas (ou quase) para análise da performance dos websites, como o SEOptimer ou o SEO Site Checkup; para a construção de websites – WordPress, Wix, Mobirise ou BlocsApp; para encontrar a foto perfeita – Unsplash, Pixabay, FreeImages ou Pexels; entre muitas outras ferramentas para tratar as imagens ou o áudio.

Acresce, ainda, que o mais importante no marketing digital é a definição da estratégia, assente no conhecimento que o empreendedor tem do seu negócio, no diagnóstico à empresa, na análise do mercado e no estudo do público-alvo. Desde que o consultor tenha acesso a toda a informação, em menos de 30 dias poderá desenvolver a estratégia mais adequada ao negócio e ao mercado a atingir. Depois, basta desenvolver os conteúdos – úteis e relevantes para o potencial cliente – e disponibilizá-los no website, nas redes sociais e através de promoções pagas, especialmente através do motor de busca Google.

Em menos de um fósforo está a comunicar para novos clientes e fazer novas vendas.

 

Foto: Firmbee.com on Unsplash

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