• info (a) luisbrancobarros.pt

A atração da marca territorial para os stakeholders internos de uma cidade

Já está disponível o meu último artigo científico sobre Place Branding, apresentado na 13ª Conferência Científica Internacional “Business and Management” 2023, organizada pela Universidade Vilnius, na Lituânia, nos dias 11 e 12 de maio de 2023, elaborado em parceria com a orientadora da tese de doutoramento, Teresa Barros. Este estudo qualitativo exploratório visa compreender a atração do Place Branding pelos stakeholders internos. O modelo de Kavaratzis (2009, 2012) serviu de orientação para esta investigação, a qual foi desenvolvida com recurso a uma metodologia de estudo de caso através de entrevistas (estudo de caso múltiplo, envolvendo as cidades do Porto e de São João da Madeira, pouco frequente neste domínio de investigação e, por isso, inovador).

O estudo efetuado indica que ambos os gestores de marcas de cidades reconhecem a importância do envolvimento das partes interessadas no processo de construção da marca de um lugar. O gestor da marca Porto salienta que todos os seus esforços são direcionados para a cidade e para todas as partes interessadas, especialmente a comunidade empresarial, incluindo as start-ups. Por outro lado, o diretor de marca São João da Madeira destaca o poder associativo da cidade, incluindo bombeiros, escolas e ONG, e salienta a importância das indústrias de calçado e chapéus. A maioria dos entrevistados concorda que a comunicação dos gestores das marcas locais está relacionada com A maioria dos entrevistados concorda que a comunicação dos gestores de marcas de lugar está relacionada com a visão da cidade e considera a Câmara Municipal responsável pela promoção dos valores e da visão da cidade. O estudo também revela que os stakeholders que estão mais envolvidos com a cidade, têm uma imagem mais positiva da sua marca e contribuem de forma mais efetiva para a eficácia do branding. De acordo com a maioria dos entrevistados, a comunicação dos gestores da marca local está intimamente ligada à visão da cidade. É referido que as autoridades são responsáveis pela preservação da cidade e pelo bem-estar dos cidadãos, bem como por garantir o bem-estar dos seus cidadãos. É igualmente sublinhado que o sentimento de segurança da cidade é um símbolo fundamental. As partes interessadas que estão mais envolvidas com a cidade tendem a ter uma visão mais favorável da sua marca e a dar um feedback mais positivo.

 

Share this content:

10%

de desconto na contratação do primeiro serviço (Plano de Marketing ou Formação) 1f381 A atração da marca territorial para os stakeholders internos de uma cidade

Registe-se para receber um desconto exclusivo, e mantenha-se actualizado sobre as últimas publicações e novidades!

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Luís Branco Barros

Docente no Ensino Superior, consultor de empresas e formador, é especialista em Marketing e Comunicação. Gosta de provocar a mudança para que pessoas e empresas possam dar o melhor de si próprias. Adora ler, jazz e blues, cinema, séries de TV, caminhadas ao ar livre e viajar.

Deixe a sua mensagem